Saturday, February 18, 2012

Jesus Voltará Em Breve -por Dr. David Reagan

Traduzido do original 'Jesus Is Coming Soon por Dr. David Reagan (Lamb & Lion Ministries)

Muitos acreditam que nada podemos saber sobre a volta do Senhor porque Jesus disse que Ele voltaria como o "ladrão de noite" (Mateus 24:42-44)

Mas Paulo diz claramente em 1 Tessalonicenses 5:1-6 que as palavras de Jesus não se aplicam aos crentes: "Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que aquele dia, como ladrão, vos surpreenda;..." Ele então explica o porque: "porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas; não durmamos, pois, como os demais, antes vigiemos e sejamos sóbrios.". Paulo refere-se, é claro, à luz do Espírito Santo que reside dentro de todos os verdadeiros crentes e que pode ensinar-nos pelo estudo das Escrituras com o propósito de reconhecer as estações da volta do Senhor (1 João 2:27)

A Atitude de Deus
Aliás, Deus está obrigado pelo Seu caráter a prevenir o mundo da volta iminente do Seu Filho. A razão é que Jesus voltará com muita ira para "julgar a pelejar com justiça" (Apocalipse 19:11), e Deus nunca derrama Sua ira sem advertência.

Deus não quer que nenhum pereça, mas que todos chegam ao arrependimento (2 Pedro 3:9). Então, Deus sempre avisa antes que Ele executa Sua ira. Ele avisou o mundo por Noé durante 120 anos. Ele avisou Sodoma e Gomorra por meio de Abraão. Ele enviou a Jonas para avisar a cidade pagã de Nínive, e Ele enviou Naum à mesma cidade 150 anos depois.

Igualmente, Deus está avisando o mundo hoje que Seu Filho está para voltar. Ele está chamando o mundo ao arrependimento. A mensagem da hora aos incrédulos pode ser resumida nessas palavras: "Fuja da ira que está a chegar fugindo aos braços amorosos de Jesus agora." Jesus veio a primeira vez como expressão do amor de Deus; Ele veio para morrer pelos pecados da Humanidade. Mas quando Ele voltar, Ele virá com vingança para derramar a ira do Senhor naqueles que ao rejeitado o amor e graça de Deus.

A breve volta de Jesus também traz com ela a mensagem aos crentes. Cristãos mornos e Cristãos carnais estão sido chamados a cometer suas vidas à santidade: "A noite é passada, e o dia é chegado; dispamo-nos, pois, das obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e bebedeiras, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências." (romanos 13:12-14)

A Maneira em Que Deus AvisaDeus está alertando os crentes da breve volta do Seu Filho pelo que é chamado os "sinais dos tempos". Essas são profecias sobre eventos mundiais que somos chamados a vigiar, profecias que irão identificar as estações da volta do Senhor.

A Bíblia está repleta desses sinais. Existem umas 500 profecias no Antigo Testamento que lidão com a Segunda Vinda do Messias. No Novo Testamento, um de cada 25 versos lida com a volta de Jesus.

De fato, existem tantos sinais que é difícil entender todos. A melhor maneira que eu sei de fazer isso é organiza-lo em categorias:

1) Sinais da Natureza - Devemos vigiar os terremotos, fome, pestilencias, e sinais nos céus (veja Mateus 24:7 e Lucas 21:11

Essa é a categoria mais desprezada dos sinais por várias razões. Primeiramente, muitos simplesmente as despedem dizendo, "Sempre houveram calamidades naturais, então o que há de novo?" Note que Jesus diz que esses sinais serão como "dores de parto" (Mateus 24:8) - quer dizer, elas aumentarão em freqüência e intensidade quando o tempo está chegando para a Sua volta. Em outras palavras, haverão terremotos mais fortes e com mais freqüência. Isso é exatamente o que está acontecendo hoje.

Outra razão que esses sinais são pouco respeitados é porque a maioria dos Cristão são tão racionalísticos que eles não acreditam na verdade do supernatural, e eles porém têm dificuldade em acreditar que Deus fala ao mundo pelos sinais da natureza. Mas, a Bíblia ensina esse principio do começo ao fim. 

Deus enfrentou o pecado do mundo por um dilúvio imenso nos dias de Noé (Gênesis 6). Ele chamou a nação de Judá ao arrependimento por meio de uma invasão terrível de gafanhoto (Joel 1). Da mesma maneira, Ele chamou a nação de Israel ao arrependimento por meio de secura, crestamento, ferrugem, gafanhotos, fome e pestilência (Amós 4:6-10). O profeta Ageu apontou a uma seca como evidencia que Deus estava chamando o povo à concertar as suas prioridades. (Ageu 1:10-11)

O Novo Testamento começa com uma luz especial nos céus apontando ao nascimento do Messias (Mateus 2:2). No dia em que Jesus foi crucificado, houveram três horas de escuridão e um terremoto (Mateus 27:45-51). E quando Jesus voltar, a terra sentirá o maior terremoto na história do mundo durante o qual toda montanha será jogada abaixo, todo vale será levantado, e toda ilha desaparecerá (Apocalipse 16:17-21).

Deus sempre há falado pelo meio dos sinais da natureza, e Ele continua a fazê-lo hoje. Deveríamos botar muita atenção a eles.

2) Sinais da Sociedade - Jesus falou que a sociedade será cada vez mais contra a lei e imoral o quanto mais perto do tempo da Sua regressa. Em fato, Ele disse que seriam tão ímpios como nos dias de Noé (Mateus 24:12, 37-39).

Paulo mostra uma sociedade perturbante em 2 Timóteo 3:1-5. Ele diz que será caracterizado por três amores - o amor de si (Humanismo), o amor ao dinheiro (Materialismo), e o amor do prazer (Hedonismo). Ele então mostra que o pagamento por esse estilo de vida carnal será o que os filósofos chamam de Niilismo - quer dizer, uma sociedade no lamaçal do desespero. As mentes dos homens tornarão-se depravadas (romanos 1:28), e o povo chamará o mal de bem e o bem de mal (Isaías 5:20)

Estamos vendo essas profecias realizadas hoje ao vermos a nossa sociedade rejeitar sua herança Cristã e descender à um poço diabólico de iniqüidade, imoralidade e desespero. Pior ainda, estamos exportando o nosso niilismo ao mundo inteiro pelo meio de nossos filmes e programas de televisão imorais e violentos.

3) Sinais Espirituais - Existem ambos sinais espirituais positivos e negativos aos quais deveríamos estar atentos. Os negativos incluem o aparecimento de cristos falsos e seus rituais (Mateus 24:5, 11, 24), a apostasia dos que professam ser da igreja (2 Tessalonicenses 2:3), ressurgimento de Satanismo (1 Tim 4:1), e a perseguição dos Cristãos fieis (Mateus 24:9)

Esses sinais espirituais negativos começaram a aparecer no meiado no 19º século quando o cultismo Cristão começou a surgir. Primeiro vieram os Mórmons, logo mais as Testemunhas de Jeová, e depois uma grande variedade de grupos espiritas como a Igreja da Cientologia e Igreja da Unidade.

A apostasia das denominações principais Cristãs começou durante os 1920's quando o estudo alemão de maior crítica invadiu os seminários americanos e questionou a autoridade das Escrituras, ensinando que a Bíblia é a busca por Deus do homem invés da revelação de Deus ao Homem.

Durante os 1960's o Satanismo explodiu na cultura americana e desde aquele tempo tem sido exportada ao mundo por meio de filmes, livros e programas de televisão americanos. Experimentação com o oculto tornou-se comum em forma de astrologia, numerologia, crystal-olhando, meditação transcendental e chanelling. A moda tem deu vida ao Movimento New Age com sua ensina que o Homem é Deus.

Enquanto a sociedade tem secularizado-se, o verdadeiro Cristianismo tem sido mais atacado. Os valores Judaico-Cristãos, antigamente a base da civilização ocidental, agora são abertamente zombados, e os que todavia aderem a eles são castigados como "fundamentalistas intolerantes" pela mídia.

Os sinais espirituais positivos incluem a proclamação do Evangelho ao mundo inteiro (Mateus 24:14), um grande derramamento do Espirito Santo (Joel 2:28-32), e iluminação espiritual para entendermos as profecias que foram "seladas" até o fim (Daniel 12:4, 9).

Como vemos com os sinais negativos, estamos vendo esses sinais positivos sendo cumpridos nos nossos dias. Pela tecnologia moderna, o Evangelho tem sido proclamado por todo o mundo neste século, e a Bíblia traduzida à todas as línguas principais.

O grande derramamento do Espirito Santo dos últimos dias que foi profetizado pelo profeta Joel também já começou. Joel o chamou "chuva serôdia" (Joel 2:23), e ele disse que aconteceria depois que os judeus voltassem à sua terra. O estado de Israel foi re-estabelecido em 1948. Em 1949 Deus ungiu dois ministérios que teriam um impacto mundial - os ministérios de Billy Graham e Oral Roberts. Nos 60's, surgiu o movimento carismático que deu importância ao louvor com ênfase na validade continua pelos dons Espirituais. 

O aceleramento do entendimento de profecia Bíblica começou em 1970 com a publicação do livro de Hal Lindsey, A Agonia Do Grande Planeta Terra. Esse pareceu abrir ao entendimento popular muitas profecias que haviam sido "seladas" até o fim dos tempos (Daniel 12:4, 9). Por incrível que pareça alcançou o nº 1 best seller no mundo - com a única exceção da Bíblia - durante os próximos dez anos!

4) Sinais da Tecnologia - O livro de Daniel diz que haverá uma explosão de entendimento nos fins dos tempos e que o povo se movimentará com rapidez (Daniel 12:4). Existem muitas profecias que não podem ser entendidas fora do contexto da tecnologia moderna. Por exemplo, como poderá o mundo inteiro ver os dois corpos nas ruas de Jerusalém (Apocalipse 11:8-9)? A tecnologia moderna de televisão satélite faz isso possível. Como poderá o Profeta Falso erguer uma imagem do Anti-Cristo que parece ter vida (Apocalipse 13:15)? A resposta, é claro, é a ciência robótica. Como poderá o Profeta Falso requerer todas as pessoas no mundo aceitar a marca do Anti-Cristo para poder comprar e vender (Apocalipse 13:16-17)? Não seria possível sem computadores e laser.

Jesus falou que a Tribulação será tão horrível que toda a vida na terra deixaria de existir se Ele não abreviasse o tempo (Mateus 24:21-22). Como poderia toda a vida ser ameaçada antes da existência das armas nucleares? Outra referência ao poder nuclear é possível no que está escrito em Lucas que os homens nos tempos finais "desfalecerão de temor" porque "os poderes do céu serão abalados" (Lucas 21:26). Isso certamente parece ser uma referência à divisão do átomo.

5) Sinais de Política Universal - A Bíblia profetiza que haverão um certo padrão de política universal que caracterizará o mapa geopolítico dos últimos dias.

O foco será o estado re-estabelecido de Israel (Zacarias 12:2-3). A nação será cercada por uma nação ameaçadora do "extremo do norte" a nação de "Rosh" - Russia moderna (Ezekiel 38:2, 6). Haverá também uma nação ameaçadora Oriental que será capaz de enviar um exército de 200 milhões - seja, China (Apocalipse 9:13-16 e Apocalipse 16:12-13). A terceira origem de perigo à Israel serão as nações Árabes que estão ao redor. Eles cobiçarão a terra e tentarão arrancá-la dos judeus (Ezekiel 35:10 e 36:2)

Outro jogador chave na cena política nos finais dos tempos será uma união de nações européias que farão uma confederaria centralizada na área do antigo império romano (Daniel 2:41-44, Daniel 7:7, 23-24, e Apocalipse 17:12-13). Essa confraria servirá como a base política para a ascensão do Anti-Cristo e a criação do reino universal dele (Daniel 7:8).

Outros sinais políticos internacionais incluem guerras e rumores de guerras (Mateus 24:6), guerras civis (Mateus 24:7), e em geral terrorismo internacional e iniqüidade (Mateus 24:12).

6) Sinais de Israel - Os sinais relativos ao estado de Israel são prolíficos e muito importantes.

A profecia repetida mais freqüentemente no Antigo Testamento é a predição que o povo judeu estará reunido dos "quatro confins da terra" nos finais dos tempos (Isaías 11:10-12). A Bíblia diz que a conseqüência dessa re-união será o re-estabelecimento do estado de Israel (Isaías 66:7-8). As Escrituras dizem que ao voltarem os judeus à sua terra, a terra experimentará um milagre de reparação (Isaías 35). O deserto florescerá e o povo proclamará, "Esta terra que estava assolada tem-se tornado como jardim do Eden" (Ezekiel 36:35).

Outro milagre dos fins dos tempos será a restauração da língua hebraica (Sofonias 3:9). A maioria do mundo não sabe que quando os judeus foram dispersados da sua terra em 70 d.C., eles deixaram de falar hebraico. Os judeus que popularizaram a Europa desenvolveram uma nova língua chamada iídiche - uma combinação de alemão e hebraico. Os judeus que migraram à bacia mediterrânea criaram uma língua chamada ladino - uma mistura de hebraico e espanhol.

Outros sinais significantes acerca de Israel que devemos vigiar nos finais dos tempos incluem a re-ocupação de Jerusalém (Lucas 21:24), o renascimento da fortaleza militar israelita (Zacarias 12:6), e a reconcentração da política mundial á Israel (Zacarias 12:3). 

Todos esses sinais já foram realizados neste século. A nação foi re-estabelecida, a terra foi recuperada, a língua antiga foi ressuscitada, e os judeus voltaram à Jerusalém, e Israel é o foco da política universal.

Jesus diz em Lucas 21:28 que quando esses sinais começarem a acontecer, devemos "exultai e levantai as vossas cabeças" porque "a vossa redenção se aproxima."

Os Sinais Principais


Os sinais mais importantes são os que são ligados a Israel porque Deus usa os judeus por todas as Escrituras como Seu relógio profético. Quero dizer que muitas vezes quando o Senhor está revelando um acontecimento importante que acontecerá no futuro, Ele aponta para o povo judeu e declara que quando certa coisa acontecer com eles, o evento importante também acontecerá.

Um bom exemplo desse princípio encontra-se em Daniel 9 na profecia famosa das "Setenta Semanas de Anos". O profeta nos aponta para procurar um decreto que autorizaria a reconstrução de Jerusalém. Ele então conta que o Messias virá sessenta e nove semanas de anos (483 anos) depois do decreto ao povo judeu.

Existes duas profecias chaves referindo à volta de Jesus á acontecimentos que já aconteceram na história judaica desde 1948. Esses dois eventos claramente estabeleceram o período em que nós agora estamos vivendo como a estação da volta do Senhor.

O Estado de Israel

O primeiro foi o re-estabelecimento do estado de Israel que ocorreu no dia 14 de maio, 1948. Jesus apontou para esse acontecimento singular como o que apontaria Sua volta iminente.

Sua profecia encontra-se na parábola da figueira (Mateus 24:32-35) que Ele apresentou no seu Discurso Olivet. O dia antes desse discurso, Ele havia lançado uma praga numa figueira, causando-a a secar (Mateus 21:28-29). Essa foi uma profecia simbólica que Deus logo derramaria Sua ira no povo judeu por causa da seca espiritual que os levaram a rejeitar o Seu Filho.

O próximo dia Jesus lembrou Seus discípulos da figueira. Ele mandou vigiá-la para vê-la reflorescer. Em outras palavras Ele mandou esperar o renascimento de Israel. Ele indicou que quando a figueira reflorescera, Ele estaria na porta do Céu, pronto para voltar (Mateus 24:33)

Igualmente significante, Ele acrescentou uma observação interessante: "Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas essas coisas se cumpram." (Mateus 24:34). Que geração? A geração que veria o reflorescer da figueira.

Nós somos essa geração. A figueira já refloriu. Jesus está à porta.

A Cidade de Jerusalém
O segundo grande acontecimento foi profetizado por Jesus durante o mesmo discurso, contado por Lucas: "E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos destes se completem." (Lucas 21:24).

A primeira parte dessa profecia cumpriu-se em 70 d.C., quarenta anos depois que Jesus a havia discutida. Naquele ano os romanos liderados por Tito conquistaram Jerusalém e dispersaram os judeus por todas as nações. Jerusalém continuou ocupada por gentios durante 1.897 anos - até 7 de junho, 1967, quando Israel recapturou a cidade após a Guerra de Seis Dias.

A reocupação judia da cidade de Jerusalém prova que estamos vivendo na estação da volta do Senhor. Jesus falou que isso marcaria o final da Era dos Gentios.

Chamada à Ação
Não há como escapar a conclusão que estamos vivendo num tempo emprestado. Os sinais dos tempos já chegaram, e estão gritando para prestarmos atenção.

Você está pronto? Se Jesus voltasse hoje, seria Ele a sua "bem-aventurada esperança" (Tito 2:11-14) ou seria Ele sua "Santa Ira" (Apocalipse 6:12-17)? Se você nunca recebeu a Ele como seu Senhor e Salvador, agora é o tempo para decidir. Arrependa-se dos seus pecados, e invoque o nome do Senhor para que seja salvo (Atos 2:14-39).

E se você é um Cristão, você está vivendo como se Jesus voltaria a qualquer minuto? Você já cometeu a sua vida à santidade? Você está rezando pelos perdidos e servindo como testemunha do Senhor quando tem a oportunidade?

Você está ansioso pela volta do Senhor? Pode dizer com Paulo que é um candidato por uma "coroa da justiça me está guardada" porque você tem vivido sua vida "amando a sua vinda" (2 Timóteo 4:7-8)

No comments:

Post a Comment