Friday, July 2, 2010

A Importância de Estudar a Bíblia

De http://estudoscristaos.com/2010/07/ensino-a-importancia-de-estudar-a-biblia.html

Ensino Cristão: A Importância de Estudar a Bíblia

Quem deseja iniciar uma jornada precisa buscar orientação saber como atingir seus objetivos. Por esse motivo…
O marinheiro olha a bússola quando não sabe aonde ir.
As estradas possuem indicações que mostram o caminho correto.
Na vida cristã, o mesmo acontece. Leia Salmos 119.105
1 – PENSANDO NA SUA DECISÃO DE ACEITAR A CRISTO
A decisão de aceitar a Jesus Cristo como o Senhor de sua vida mudar a sua maneira de viver. 0 compromisso assumido com ele é o início de uma nova vida. Por causa disso, você deve buscar orientação para saber como agir.
Imagine que você decidiu fazer uma viagem. Será que é preciso alguma ajuda para saber onde ir?
Você acha que vai ser fácil chegar ao final da viagem?
O cristão precisa buscar na Palavra de Deus a orientação para a sua vida. Não basta aceitar a Cristo; é preciso saber como segui-lo.
Assim sendo, o objetivo desta lição é que você entenda que o compromisso que assumiu com Deus deve levá-lo ao estudo constante da Bíblia.
2- CONHECENDO A ORIENTAÇÃO DA BÍBLIA
Você, por diversas vezes, já verificou na Bíblia como deveria agir, nas mais variadas situações. Esse procedimento é certo, pois a Bíblia nos convida a examiná-la sempre.
Veja o texto 2 Pedro 1.20,21. Nesses versículos há uma explicação de como a profecia e os ensinos que aparecem na Escritura (a Bíblia) surgiram.
Algumas pessoas falam que a Bíblia foi escrita porque certos s no passado assim decidiram. Por causa disso, pensam que ela cheia de erros. No entanto, como você mesmo verificou, a Bíblia foi produzida pela vontade humana, mas os autores escreveram “Movidos pelo Espírito Santo”. Leia o que o profeta Jeremias falou, conforme Jeremias 1.9 “Então estendeu o Senhor a mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca.”
A Bíblia tem autoridade para orientar a vida das pessoas porque foi o próprio Deus quem decidiu o que os profetas falariam e escreveriam. Observe no texto de 2 Timóteo 3.16 e 17 o que é dito sobre a origem da Escritura.
A expressão “divinamente inspirada” significa que Deus “soprou” para os homens o conteúdo da verdade divina.
2 Timóteo 3.16 mostra também uma série de aspectos importantes sobre a finalidade da Bíblia. Pense bem: Para que serve?
A Escritura é proveitosa…
(2 Timóteo 3.16)
“Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;”
O Salmo 119 foi escrito para mostrar a importância da Palavra de Deus. Esse salmo é o maior da Bíblia e deve ser lido por aqueles que querem conhecer mais sobre os ensinos bíblicos.
Veja neste Salmo o verso 127. ) O que o salmista pensava sobre o valor da Bíblia? Que comparação ele fez?
Quando alguém compreende o quanto a Palavra de Deus é valiosa, decide estudá-la sempre. Leia nesse mesmo Salmo o versículo 97,
Através do estudo da Bíblia o cristão terá orientação em seu viver diário. Medite no que Paulo disse para Timóteo, conforme 2 Timóteo 2.15.
Manejar bem a palavra da verdade (a Bíblia) significa conhecê-la e obedecê-la. É possível fazer uma comparação com o trabalho de um construtor que precisa fazer uma estrada em linha reta no campo, para atingir seu objetivo. O cristão precisa saber como a orientação da Bíblia pode conduzi?lo retamente na nova vida que está construindo. Se o construtor fizer a estrada de uma forma incorreta, ela poderá desviar?se do objetivo e dirigir para um caminho errado.
Você não quer que o mesmo ocorra com sua vida, não é mesmo?
É Muito importante nós lermos a bíblia porque ela é a palavra de Deus, então é o momento em que Deus fala conosco, mas também é importante orarmos porque o momento que conversamos com Deus. Fazendo isso Deus começará agir na Sua vida e encher-te do Santo Espírito.
3 – COLOCANDO O ENSINO EM PRÁTICA
1. Procure ler a Bíblia diariamente.
2. Comece o estudo diário pela leitura de todo o Novo Testamento.
3. Marque os textos que falarem mais ao seu coração.
4. Anote as dúvidas e peça ajuda para solucioná?las.
5. Abra o seu coração para obedecer a Deus.
VERSÍCULO PARA MEMORIZAR
“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.” (Salmo 119.105).

No comments:

Post a Comment